top of page

Biografia / Currículo

   Danilo Sevali é um produtor audiovisual, cineasta e musicista. Com atual residência em Mogi das Cruzes - SP, cidade onde atua em parceria como proprietário / produtor a frente do estúdio Mestre Felino.    

   Iniciou seus estudos na área em 2001 ao ingressar no curso de Comunicação Social e se formou como Bacharel em RÁDIO E TV no ano de 2004 pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes); ainda no último ano de faculdade foi contratado pela Tv Diário, filial mogiana da Rede Globo, emissora aonde passou a atuar profissionalmente no ramo do Jornalismo e Documentários televisivos como cinegrafista / repórter cinematográfico até o fim de 2008. Em 2009, já fora da Globo e morando em São Paulo, ampliou sua formação na área ao ingressar numa Pós-Graduação pela rede de ensino SENAC (Lapa-Scipião) se especializando em CINEMA pelo curso, na época ainda em vigor, CISME (Criação de Imagem e de Som em Mídias Emergentes).

   Em 2010 foi contratado para trabalhar como cinegrafista / diretor de fotografia na recém-criada Tv Corinthians. Subsequentemente atuou como cinegrafista freelancer em diversas outras emissoras como Band, Tv Cultura, Rede TV e outras produtoras pela capital paulista. Passou desde então a realizar trabalhos com  viés autoral / experimental, assim como agindo comercialmente sob encomenda de produtoras, bandas, instituições e rede de artistas em geral. No segundo semestre de 2011em seu retorno a Mogi das Cruzes, iniciou-se o projeto do estúdio Mestre Felino, base operacional de plena liberdade criativa para todos seus trabalhos até o momento presente.

   Criador prolífico, atualmente produz e dirige uma série de ensaios documentais sobre diversos temas, registrando diferentes expressões artísticas e/ou sócio-culturais de sua região (Alto Tietê / São Paulo e cidades vizinhas) assim como de outros estados ou até mesmo de fora do Brasil. Um bom exemplo foi a criação em 2012 da websérie “Sessões no Sótão” programa que visa registrar projetos musicais, bandas em turnê (ou na ativa) em tomadas / performances ao vivo. Takes gravados sempre em 4 canais de fita cassete e com a câmera que estivesse disponível no momento (celulares, DSLR, VHS, Mini DV e outros experimentos); com praticamente 60 episódios divulgados via seu canal no Youtube, o Mestre Felino tê-vê, que já conta com quase 500 assinaturas numa base de 140 vídeos até então compartilhados pelo mesmo.

   Destacam-se entre eles o documentário “Guerrilha Gerador”  peça que teve sua estréia no Festival Internacional de Documentários Musicais, o IN-EDIT na edição do ano 2013, relatando intervenções musicais no ano de 2010 das bandas Hierofante Púrpura e INI, invadindo cenários públicos, viradas culturais etc para a realização de shows / ensaios ou performances. Outros videos que merecem destaque são os relatos caipiras “Cantos de Casagrande” sobre a exuberência natural, apitos que emitem sons de pássaros e a preservação dessa área de manancial no interior do estado. O média-metragem familiar “Couro de Boi – Vida e História de Antenor Lugubone” registro documental sobre a vida, a cidade de Biritiba Mirim e as memórias de seu (hoje falecido) avô materno e foi premiado com o primeiro lugar no Festival Nacional de Audiovisual de Mogi em 2014 na categoria melhor Documentário. Nessa mesma época realizou um vídeo institucional pra APAE de Biritiba, apresentando em formato documental uma oficina de musicalização e criação de instrumentos rústicos de percussão utilizando Bambu. Todos os contéudos acima citados estão disponíveis em suas redes sociais.
   
   Na área musical sua experiência é ainda mais ampla, atuando no formato onemanband desde 2015 sob a alcunha de D.Selvagi e também como principal compositor / arranjador a frente da banda Hierofante Púrpura (formada em 2005); nessa última produziu todos os seus 7 álbuns de estúdio, dirigiu os 12 clipes já lançados pelo grupo (concepção, edição, divulgação) performando ou atuando a frente da câmera em diversos deles. Sempre partindo do princípio DIY ou faça-você-mesmo, estética e postura comumente observadas em seus trabalhos, também com outros projetos em que foi diretor (roteirista, editor, diretor de fotografia) destacando-se os clipes das bandas: Alarde (Aprendiz Errante e As Crianças Dançam) Maquiladora (Jack e Nothing but a Lie) Os Estrangeiros, Seamus, Conte-me uma Mentira  entre outras. Nessa lista ainda figuram dezenas de registros ao vivo e alguns documentários musicais com destaque para “2017 - o Ano que a Psicodelia Quebrou” registrado todo em celular o que foi a turnê pelos três estados ao Sul do país das bandas Boogarins e Hierofante Púrpura, ambas, na época lançando e divulgando seus mais recentes discos.

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/danilosevali (Mestre Felino Tê-Vê)
Site do Estúdio: https://www.mestrefelino.com/
Perfil FB: https://www.facebook.com/danilo.l.sevali
Projetos musicais: https://hierofantepurpura.bandcamp.com/ e https://dselvagi.bandcamp.com/

bottom of page